Você sabe o que são joias em aço?

Você sabe o que são joias em aço cirúrgico?

Você já deve ter lido ou ouvido em algum lugar sobre as joias em aço, certo? Mas afinal o que são joias em aço? Hoje vamos te explicar com todos os detalhes, tudo que você precisa saber para ficar por dentro deste assunto!


Para conhecer um pouco mais sobre o que são joias em aço, vamos começar falando um pouco sobre a história das joias na sociedade e como o aço ganhou a atenção do mercado de joias atualmente.

Trazendo um pouco do significado da palavra joia segundo o dicionário:

Joia. 1. Artefato de matéria preciosa, de metal ou de pedrarias.
2. Pessoa ou coisa de grande valor ou muito boa, ou de aspecto agradável. 
5. Muito bom ou bonito. Precioso. 1. De grande preço. 2. Magnífico, suntuoso, rico, finíssimo.

As joias, sejam elas usadas como decorações ou alguma outra função específica, são portadoras de significado, representantes de grupos, povos, territórios ou momentos históricos. As joias estiveram presentes na sociedade desde os tempos antigos, aonde eram utilizadas como formas de exibir poder, status e também usado como amuletos, talismãs e outros adornos mágicos remonta ao início da história da humanidade, e seu simbolismo supersticioso persiste até os dias de hoje.

As joias estão presente desde os tempos antigos

Em geral, as joias são produzidas em metais nobres como o Ouro, a Prata e em alguns casos em Platina. Seu alto valor comercial está vinculado ao preço destes metais, que são mais altos do que metais mais comuns como por exemplo o cobre. A joia está ligada a um status social muito elevado, pois no passado eram muito exibidas por reis, rainhas e nobres de alta classe.

A produção de uma joia de ouro ou em prata, durante muito tempo eram produzidas manualmente através do trabalho de artesões que manipulavam estes metais com muita excelência. Essas pessoas são conhecidas como Ourives.

Ourives é um substantivo de duplo gênero e número e que significa aquele que faz, executa ou vende objetos de ouro e prata. O ourives pode ser considerado um artista, quando atua como um artesão, manipulando o ouro ou a prata e criando joias delicadas e com um valor não apenas monetário, mas também artístico.

Ourives é um substantivo de duplo gênero e número e que significa aquele que faz, executa ou vende objetos de ouro e prata. O ourives pode ser considerado um artista, quando atua como um artesão, manipulando o ouro ou a prata e criando joias delicadas e com um valor não apenas monetário, mas também artístico.


Uma tradição muito forte que existe em torno das joias, é o fato dela ser eterna e repassada de geração para geração. Pois o metal nobre em que são produzidas, permite que a peça resista ao tempo em perfeitas condições, exigindo apenas um polimento para tornar o seu brilho vivo novamente. 

Nas décadas passadas as joias eram acessórios especiais utilizados para presentear em datas especiais, seja um anel de noivado, uma aliança de casamento, colar ou anel para festas de 15 anos, formaturas, presentes de aniversário ou premiação de algum evento importante. Receber uma joia, é um sinal de elegância e poder, pois o seu custo elevado condizia com o valor do seu status.

As joias sempre foram utilizadas para presentear pessoas e momentos importantes


Com o passar dos anos a produção das joias foram saindo da forma manual de produção a mão e começaram a ser produzidas em grandes escalas, através de formas e maquinários que moldavam o metal. Isso ajudou a baratear bastante o preço das joias, que ainda assim tinham um preço elevado.

A tecnologia avançou muito nas ultimas décadas, possibilitando desenvolver joias em outros materiais, tão duráveis e finos quanto os clássicos Ouro e Prata. Um dos materiais que ganhou os holofotes a partir dos anos 2000, foi o aço. Que até então era utilizado para confeccionar peças, ferramentas cirúrgicas como o bisturi e produtos diversos. Este metal foi muito bem aceito pelos consumidores, que perceberam suas inúmeras vantagens em relação ao custo beneficio de acessórios para o dia a dia.

O aço é um metal encontrado na natureza que pode ser utilizado para confeccionar belas joias


Uma grande vantagem do aço em relação aos demais metais, é o seu custo muito baixo de produção. A joia em aço tem a durabilidade eterna, assim como as demais joias. Porem o seu brilho dificilmente se ofuscará, devido a dureza do metal em que é produzido.

Diferente das semijoias, as joias em aço podem ser utilizadas em qualquer ambiente, seja ele uma praia, entrando em água salgada, até piscinas que contém elementos químicos como o cloro, para manter sua pureza. Estes ambientes são totalmente prejudiciais para semijoias, pois a maresia ou a química do cloro afetam o processo químico galvanoplástico aplicado nelas (banho de ouro). A joia de aço, por ser inteiramente feita deste metal, não corre este risco, tornando-se perfeita para utilizar em qualquer situação.

Como você podem conferir nesta matéria “Tudo que você precisa saber sobre joias hipoalergênicas”, o aço é um metal que não causa alergias na pele, por se tratar de um metal que possui baixo teor de carbono e que passou por um derretimento a vácuo, um método seguro que evita qualquer tipo de elementos contaminantes na superfície da peça, com isso evita qualquer tipo de reação e alergias na pele.

Separamos algumas joias em aço que serão a opção ideal para você compor os seus looks!

O COLAR COM NOME

Os Colares com nome são peças atemporais e clássicas! Com este colar você poderá exibir toda a sua personalidade, compondo looks incríveis para qualquer situação! Eles também são perfeitos para presentear sem medo de errar!

O Colar com nome é uma joia em aço que se tornou atemporal e clássica!


BRINCOS DE AÇO

Os Brincos de aço são perfeitos! Existem diversos modelos, desde a argola e ponto de luz clássicos até modelos mais elaborados com design elegante e inovadores.

Existem diversos modelos de brincos de aço que você pode usar para compor os seus looks

Viu só as inúmeras vantagens de ter uma joia em aço? Elas compõem o seu look de maneira incrível e ainda por cima são muito mais em conta, não pesando no bolso tanto quanto uma joia de Ouro ou Prata! Gostou da dica? Comente abaixo, você tem alguma joia em aço que é a sua escolha preferida?

Leia também:

0 comentários