Semi joias ou semijoias? Descubra qual palavra esta certa.

Como o português é considerado uma das línguas mais complexas que existe. Diante de milhares de regras e exceções, é comum tropeçar na gramática de vez em quando.

Com a reforma ortográfica, é preciso ficar mais atento em algumas mudanças que ocorreram no nosso idioma. Por exemplo: o correto é semi joias ou semijoias? Ou seria, ainda, semi-joias? E semi-jóias?

Para acabar com esta dúvida que é frequente, vamos explicar, como se escreve corretamente. Continue com a gente!

Semi joias ou semijoias?

A dúvida é: estas palavras devem ser escritas juntas, com hífen ou separadas? A palavra joia deve ou não levar acento agudo? Tiramos está duvida abaixo.

No caso de semijoias, é importante entender que o termo se trata da junção de semi com joias, dando um sentido único para a palavra. Por isso, os termos não vão aparecer separados; eles precisam estar juntos. Mas com ou sem hífen?

No caso de semijoias, o prefixo (semi) termina com vogal, mas o segundo elemento (joias) não começa com a mesma vogal nem com a consoante h. Por isso, os termos devem ser unidos, mas sem o uso do hífen.

A outra dúvida frequente é, joia não tem acento mais? Uma importante regra do novo Acordo Ortográfico é que, agora, os ditongos abertos éi e ói não levam mais o acento agudo nas palavras paroxítonas.

Mas é só a grafia que muda; a pronúncia continua a mesma, viu? 

Não fique na indecisão entre semi joias ou semijoias. É simples: tudo junto e sem acento!


Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto deixe um comentário no post e conte para gente! Super beijos,mulheres. 😍😘

Leia também:

0 comentários